Neste ano de 2012, o município do Rio de Janeiro, decidiu viabilizar para as suas salas de aula, o Círculo Montessoriano. E nossa escola fará parte desse processo.
Que tal entender um pouco isso?
O Método Montessoriano
visa a evolução da criança em um aprendizado diligente, no qual
cada aluno assume sua obrigação de responder pelos próprios atos no
processo pedagógico. O saber não é infligido compulsoriamente ao
aprendiz, mas sim construído por ele, com o apoio de livros e objetos
didáticos, singelos e sedutores, que incitam os aspectos sensórios,
motores, racionais e intelectuais do estudante.
Na metodologia montessoriana o professor dispõe os alunos em
formato circular, cercado de estantes com materiais lúdicos e
pedagógicos disponíveis para o manuseio da criança, entre eles cubos
confeccionados com madeira, os quais contribuem para o desenvolvimento
do espírito lógico.
Mas esse método vai além de uma circulo de interesses. Vamos ver um pouco mais?
Segundo o método Montessoriano, existe, cinco áreas do
conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências e Geografia, Vida Prática e
Sensorial.
"Linguagem: Iniciamos o aprendizado com
o reconhecimento sensorial das letras por meio do alfabeto móvel que ajudará a criança
a exercitar o desenho da letra e pronunciar os sons dos fonemas. Esta
compreensão sensorial é fundamental para facilitar a alfabetização e
aprendizagem dos idiomas, desenvolvendo a leitura, escrita e fala".
"Matemática: As atividades de matemática
desenvolvidas com os materiais sensoriais fazem com que o aluno passe “do
concreto ao abstrato” e lhe ajude a discriminar números, tamanhos, cores,
formas, peso, etc. facilitando assim à criança a ter base para a leitura e a
aprendizagem de matemática".
"Geografia – estimula a criança a
explorar o mundo. Começando com um globo tátil, as crianças conhecem a terra e
a água, em seguida os continentes, os países, ilha, lago. Esta aprendizagem
experiencial cria uma compreensão dos espaços e desperta interesse nas
investigações".
"Ciências - A ciência cultiva o
fascínio das crianças sobre o mundo em que vivemos e sobre o Universo. Ajuda os
alunos a compreender desde assuntos como o ciclo de vida (o que é vivo e o que
não é vivo), até aos mistérios da natureza. Assim as crianças desenvolvem um
interesse contínuo em desvendar cada vez mais as curiosidades da vida".
"Vida prática: É considerada a
parte mais importante do método já que ajuda a criança a cuidar de si, dos
outros, dos animais e do meio em que vive. Engloba exercícios focados para a
relação social, independência, ordem, disciplina, coordenação, concentração e
refinamento do movimento".
"Educação sensorial: Refere-se ao
desenvolvimento e ao refinamento dos cinco sentidos: visão, audição, tato,
olfato e paladar. O propósito dos exercícios é educar os sentidos e ao mesmo
tempo facilitar a aprendizado da criança assimilando aspectos mais sutis".
Gostei muito da sua esposiçao do tema sobre o círculo nas escolas do Mun RJ. Pois gostaria de entendê-lo sobre a visão de vcs, e está bem explícito.Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluir